terça-feira, 12 de abril de 2016

       Tralho de historia

          e português



       " Lembranças mais antigas eram as de Maria Dias, que cheguei a conhecer.  Ela era pequenininha, preta como as asas da graúna, de gestos calmos e voz mansa. Todos diziam que ela era muito, muito velha. Não devia ser tanto assim, naqueles tempos as pessoas assumiam sua velhice muito cedo. Tinha sido escrava, e lamento tanto que não podido compreender, muito menino, o que isso significava pra poder conversar com ela e fazer um monte de perguntas que não fiz. Nem ela, aos meus avós, nem aos meus pais.A gente precisa conversar muito com os pais e com os avós, fazer perguntas, ir atrás das respostas.
           Quando Maria Dias morreu, eu ainda era muito pequenino e nenhuma das minhas irmãs havia nascido. "





Livro: "Os meninos morenos"
Trecho retirado da pág. 19




Minha historia

       Na minha infância, cheguei a conhecer minha tia-avó  Hosana, mais conhecida por todos pelo apelido de "Dodida" lembro-me que ela era engraçada, divertida e vivia contando mil historias sempre que a família se reunia. Ela viveu por 73 anos e já faz 2  anos que ela morreu. 
         Também penso que, enquanto estava viva, deveria ter-lhe feito muitas perguntas relacionadas à história da minha família materna, e ir atrás das respostas.
        lembro-me dela com muitas saudades e fico feliz em ter as lembranças na minha memória sobre ela e espero não me esqueçer pelo decorrer da minha vida.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário